fbpx

O projeto Empoderamento & Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual está com inscrições abertas para formações gratuitas em Cinema Ficção e Cinema Documentário, dois dos quatro cursos oferecidos pelo projeto a partir de hoje, 21 de março de 2024.

Em seu quinto ano de realização, o Cinema Nosso convoca mulheres negras, indígenas e refugiadas, cis, trans e traventis de 18 a 29 anos a se inscreverem nas turmas do projeto, que além de cinema documentário e cinema ficção, também oferece formação em roteiro para séries e laboratório para jogos, que abrirão inscrição em breve.

A formação conta com mentorias de gestão de carreira e workshops – que são obrigatórios durante o curso. As aulas de documentário e ficção serão em formato híbrido – online e presencial, com aulas práticas na sede do Cinema Nosso, localizado na Lapa, região central do Rio de Janeiro. Ao final do curso, haverá uma mostra dos curtas produzidos nas aulas. 

Anualmente é escolhido um tema que prioriza o empoderamento negro, buscando trazer referências para as alunas produzirem seus projetos. Neste ano, o tema escolhido foi “Amor” e será trabalhado em cima das perspectivas da escritora e ativista antirracista bell hooks. 

As inscrições desses dois cursos começam no dia 21 de março e vão até o dia 04 de abril. Para se inscrever e saber mais informações sobre as próximas etapas do processo seletivo, basta clicar aqui.

A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura; Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura; e conta com o patrocínio do Banco Pan, TechnipFMC, ONS, Telecine, Globo, Metrô Rio, Amil, White Martins e Banco BV.