fbpx

Gestão e carreiras no audiovisual

LABs Produtora Escola

 

A Produtora Escola é um projeto de aceleração profissional e tem o intuito de possibilitar uma maior vivência do jovem no ambiente de trabalho do mercado audiovisual. O projeto já possui mais de 5 anos de experiência, atuando na gestão de carreiras de jovens motivados ao trabalho na área do audiovisual. Nosso público são jovens oriundos de coletivos artísticos e audiovisuais que já atuam em comunidades e constituem força produtiva e potencialidade de criação dentro dos locais onde residem. A capacitação envolve entre 10 e 15 equipes de projetos de curta metragens de ficção e documentário, para tal participarão de um programa de incubação que inclui workshops, núcleos criativos e mentoria de roteiro, sempre focando na formação profissional e empreendedorismo, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual, através do aperfeiçoamento dos participantes. 

 

A Produtora Escola funciona como uma empresa júnior com o foco na Gestão de Carreiras em Audiovisual e sob a supervisão de alguns nomes de referência da área audiovisual, permite a aproximação dos jovens à realidade do mercado de trabalho, tanto na rotina de um escritório como no desenvolvimento de produções mais elaboradas.
Com esse projeto, o Cinema Nosso adquiriu expertise na capacitação de jovens para a carreira de produção em audiovisual. Através da realização de filmes autorais, oriundos de projetos patrocinados e institucionais para o mercado, o jovem passa por todos as etapas da produção de um filme. Alguns títulos que merecem destaque são os curtas-metragens “Identidade Provisória”, que trabalha questões como identidade e direitos humanos; “Feliz Páscoa”, que aborda a questão dos direitos da criança e do adolescente, e “Amanhecer”, a diversidade sexual. Através da produção de filmes, os jovens também são estimulados a repensar o senso comum e ampliar seu senso crítico e, consequentemente, o seu próprio papel na sociedade e sua identidade. Foi um projeto incubado pelo Instituto Gênesis, da Puc-Rio, tendo o Instituto como um parceiro essencial para a realização de atividades voltadas à gestão de carreiras e empreendedorismo. 

Através  de parcerias  pessoais e institucionais com diversos  segmentos do mercado audiovisual brasileiro a Produtora Escola viabiliza o encontro de jovens cineastas com os profissionais de diferentes seguimentos  que vai desde a elaboração de um projeto e desenvolvimento da história até a distribuição e estréia dos filmes produzidos. Os parceiros estratégicos para essa ponte com o mercado  são: ABPITV, ABD nacional, Abraci, ABTA, SOCINE e Stic. Após a produção dos filmes autorais e a estréia no Espaço Cinema Nosso propomos o lançamento nacional dos filmes realizados em parceria com ASCINE e a  distribuição e comercialização serão em parceria com livrarias do RJ.

Em 2017, o Cinema Nosso executou a última edição do projeto Produtora Escola com nomes convidados à fazer parte do programa, foram nomes indicados como referências no mercado audiovisual e cinema brasileiro pelas equipes contempladas. Os projetos foram assinados por grupos de universitários e coletivos, predominantemente da Baixada Fluminense e zona norte do Rio e que já atuam produzindo filmes e criando narrativas que representam sua localidade e territorialidade. Alguns dos coletivos são: Grito Filmes, Cineclube Mate com Angu, Laranja Vulcânica, Grito Filmes.  

Conheça o projeto: