Na tarde do último sábado, 12 de abril, o Cinema Nosso, na Lapa, recebeu o renomado diretor Luis Lomenha para conduzir o workshop “Direção Cinematográfica e as Possibilidades de Transformar Ideias em Imagens”. O encontro, gratuito e aberto ao público, reuniu cerca de 70 pessoas, entre realizadores do projeto, profissionais do audiovisual, educadores e interessados no universo cinematográfico.
Criador da série “Os Quatro da Candelária” e cofundador da instituição sociocultural Cinema Nosso, Lomenha tem uma trajetória marcada por produções com forte viés social e narrativas que provocam reflexão. Durante o workshop, ele compartilhou experiências sobre o processo criativo na direção de cinema, discutiu os caminhos da linguagem audiovisual e incentivou os novos talentos presentes, sem deixar de abordar realidades e as dificuldades que a área apresenta.
“Para mim, é sempre importante retornar ao Cinema Nosso e incentivar a turma nova que está se aventurando no mercado”, afirmou Lomenha, reforçando seu compromisso com a formação de jovens cineastas.
A série Os Quatro da Candelária, um dos marcos recentes de sua carreira, serviu de base para discussões sobre como abordar temas sensíveis com responsabilidade e impacto. “No cenário audiovisual, essa série fala sobre sonhos, perseverança, sem abrir mão de retratar um acontecimento real — uma catástrofe que aconteceu nessa cidade — trazendo narrativas, entretenimento e reflexão”, pontuou o diretor.
O encontro também Marca o início das atividades da nova turma do Projeto produtora escola, uma aceleração que tem como objetivo acelerar projetos inéditos de curta metragem através de mentorias, núcleos criativos e workshops, o projeto realizado pelo Cinema Nosso se propõe combinar uma formação teórica e técnica a jovens proponentes e realizadores que vem buscando se inserir no mercado audiovisual, através do fortalecimento a formação técnica e a criação de narrativas autorais. Entre os participantes estava Marcelle Farias, uma das selecionadas com o projeto Do Leme ao Pontal.
“Esse primeiro dia foi muito importante, por poder contribuir e participar de forma coletiva. Estou ansiosa para os próximos. É muito enriquecedor ter esse contato com profissionais que trazem suas experiências aos workshops”, compartilhou Marcelle.
O projeto é uma realização do Cinema Nosso com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, além do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.
O workshop foi realizado na sede do Cinema Nosso, localizada na Rua do Rezende, 80, Lapa, das 13h30 às 15h30, reforçando o compromisso da instituição com o acesso democrático ao conhecimento e à cultura.