EMPODERAMENTO E TECNOLOGIA
A palavra empoderamento é uma palavra política. Apesar de esvaziada e cooptada em debates superficiais, ela ainda é uma palavra muito importante e transformadora na vida de pessoas que se sentem, em muitos aspectos, impotentes e distantes do poder social e de direitos já garantidos por lei. Por isso o Cinema Nosso usa essa palavra como destaque para o projeto Empoderamento e Tecnologia: jovens negras no audiovisual, pois ela simboliza um instrumento de conscientização e emancipação, principalmente, de grupos minoritários e de lutas sociais. Empoderar-se envolve estudo e conscientização de si, de questões sociais e econômicas, além de um cuidado não menos importante dos aspectos psicológicos, muitas vezes fragilizados pelas injustiças sociais. Empoderar-se é ter consciência política, não necessariamente institucional e partidária, mas das ações do dia a dia. É um processo individual e coletivo ao mesmo tempo, em simbiose, pois para um grupo ser empoderado é preciso a conscientização individual. Sabemos que não podemos “empoderar” ninguém, no sentido de dar poder, mas podemos sempre colocar em xeque as estruturas do poder.
O público central são jovens negras entre 18 e 29 anos de idade e tem como objetivo promover o acesso democrático à produção, formação e empreendedorismo audiovisual.
Através do formato de aulas onlines e presenciais promovemos espaços de trocas e diálogos entre a turma, educadores, educadoras e palestrantes.
As formações que atualmente fazem parte do projeto são: Cinema Documental ou Ficção, Roteiro para Séries, Jogos Digitais, Jogos Mobile e Produtora Escola.
Temas trabalhados nos últimos anos:
- 2019/2020 – Quarentena;
- 2021 – “Quarto de despejo – diário de uma favelada” Carolina Maria de Jesus;
- 2022 – Memória, oralidade e ancestralidade;
- 2023 – Escrevivência – Conceição Evaristo;
- 2024 – Amor.
Onde
- Rio de Janeiro e todo Brasil
- Presencial, híbrido e online
- ISS e Lei Rouane
PÚBLICO ALVO
Mulheres negras cis, trans, travestis e pessoas não-binárias.
Faixa etária: 18 a 29 anos
Calendário
- Ciclo 2024:
- Início: Março de 2024
- Novembro de 2024
Híbrido
- Presencial e Online
ETAPAS DA FORMAÇÃO
1
Curso Introdutório de Narrativas e Linguagens Audiovisuais
2
Cursos de audiovisual com formações em Roteiro para Séries, Cinema de Ficção, Cinema Documental e Produção de Jogos
3
Lives e webinários voltados para o mercado audiovisual, empoderamento e negritude
4
Programa Projeto de Vida: Construindo Trajetórias
5
Mentorias
6
Sessão Cabine
7
Eventos de Finalização