Nossa Equipe

Quem faz o Cinema Nosso

Se o Cinema Nosso fosse o corpo humano, a equipe seria o coração. Sem ela viva e pulsante, nada acontece. E a equipe pulsa e trabalha muito – de coração – porque acredita na causa do Cinema Nosso e, em algum momento, também foi afetada e transformada pela instituição. O Cinema Nosso é uma instituição do terceiro setor que possui cargos e funções bem definidos e, em certa medida, progressivos: muitas pessoas da equipe já foram estudantes que começam a ser voluntárias, depois entram como estagiárias, passam a analista, assistente, coordenação; existe a gestão de todas as pessoas anteriores e, no topo do organograma, está a direção, atualmente chamada CEO (Chief Executive Officer), quem bate o martelo final na maior parte das decisões. Essa organização e divisão contribui para que cada integrante saiba claramente quais são as atribuições da sua função, mas também é um ambiente propício para contribuir e opinar nas funções de outras pessoas, aprendendo um pouco de cada uma e tendo oportunidade de troca e de aprendizagem de diferentes funções, pois o trabalho é múltiplo e dinâmico. 

Parceiros

Parceiros Institucionais

Articulação em Rede

Educação
  • Oficinas de cinema para estudantes
  • Cursos de audiovisual para jovens
  • Programas de capacitação em tecnologia
Desenvolvimento Social
  • Intervenção social via audiovisual
  • Projetos de inclusão cultural
  • Iniciativas de inovação social
Cultura e Artes
  • Produção de festivais culturais
  • Apoio a filmes independentes
  • Parcerias para promover arte digital
     

Mércia Brito

Sócio-fundadora e diretora executiva do Cinema Nosso, organização social com 17 anos de trabalho em inovação audiovisual. É diretora do festival CineMundo e do Rio Indie Games. Faz parte da equipe de consultores em Economia Criativa do Sebrae/RJ. Atua com movimentos sociais e audiovisual desde 1997, é membro da plataforma internacional de gestores culturais, Proyecta Cultura desde 2004. Assinou a criação e realização de mais de 50 projetos culturais e de impacto social em audiovisual, games e realidade virtual. Possui Formação Executiva em Cinema e Televisão – FGV Management, Mestrado em empreendedorismo, Inovação e intervenção social pela Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora em Narrativas, transmedia, storytelling e games indie.

Natalia Capano

Natalia Capano, profissional da área de projetos, com mestrado em direitos humanos pela Universidade de Padova, na Itália, e MBA em Gerenciamento de Projetos. Tem trabalhado nos últimos 10 anos em gerenciamento de projetos de impacto social.

João Tavares

Formado em Cinema pela Estácio de Sá. Trabalha como editor, motion design e educador, sempre focando na linha Cinema e Educação fazendo atividades cineclubistas e oficinas com os alunos na rede pública.

Rafaela Baia

Possui formação em Gestão de Entretenimento – FGV Management e técnica administrativa pelo Senac com mais de 18 anos de experiência no mercado de televisão e entretenimento. Habilidade para atuação tanto em área executiva / administrativa quanto criativa. Há 3 anos atua na Gestão Financeira (Previsão Orçamentária/Custos). Gestão Administrativa (Aspectos Legais/Obrigatórios, Gestão de Documentos/Contratos) do Cinema Nosso.

Andressa Cabral Botelho

Nascida e criada na periferia do Rio de Janeiro, é comunicadora popular, mestra em Comunicação Social pelo PPGCOM UERJ, na linha de pesquisa Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade, formada em Jornalismo e graduanda de Relações Públicas, ambas pela UERJ.

Há 10 anos atuo com Comunicação Comunitária e Direitos Humanos, com ênfase em produção de conteúdo sobre/para regiões populares, direito à cidade, cultura e relações raciais.

Julia Toranzo

Produtora Cultural pela Universidade Federal Fluminense e Pós Graduanda em Negócios e Marketing. Atuante no terceiro setor na área de comunicação e cultura digital como analista de projetos no Cinema Nosso, pesquisadora da cultura pop e seus desdobramentos nas redes sociais. Levo também a experiência de fomento à ciência, tecnologia e inovação no setor público e a bandeira dos jovens enquanto protagonistas nas mudanças sociais.

Saulo Silos

Formado em Ciências Sociais pela UFF, atuou como pesquisador e consultor prestando serviço para diversas empresas e organizações, como Overview Pesquisas, UNESCO, DataFolha, Plano CDE, Ouvidoria do Mar, Litro de Luz Brasil, entre outras. Há 10 anos atua no terceiro setor nas áreas de liderança de equipe e desenvolvimento social.

Amanda Vianna

Profissional com trajetória e formação multidisciplinares, empenhada em me envolver em projetos e organizações da sociedade civil que atuem em políticas públicas e no fortalecimento do Terceiro Setor. 

Bacharel em Relações Internacionais e Direito pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, pós-graduada em Direito Tributário e Aduaneiro pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e em Marketing Político e Eleitoral, Gestão e Estratégia pela Universidade Cândido Mendes.

Diogo Lima

É um profissional apaixonado por criação e estratégias visuais, com uma trajetória diversificada que inclui experiência como fotógrafo, diretor de fotografia, editor, social media e estrategista de conteúdo.

Carlos Vieira

Professor de matemática pela Universidade Federal Fluminense e a 4 anos atua com projetos de impacto social, voltado para o terceiro setor. Durante os estudos, se dedicou a pesquisar sobre jogos e formação de professores.

Loran Santos

Natural de Salvador-BA, morador do Rio de Janeiro-RJ, atua há 20 anos com desenvolvimento através da cultura, comunicação e educação para o terceiro setor, a iniciativa privada e o poder público. Comunicador Social, Produtor Cultural e especialista em comunicação estratégica pela Faculdade de Comunicação da UFBA, é também especializado em Arte-Educação pela Escola de Belas Artes da mesma universidade e tem MBA em Gestão da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social pela Unifacs. Nos últimos anos foi gestor em concessões de infraestrutura nas frentes de RH, Comunicação, Atendimento e Sustentabilidade.

Naionminy Moura

Autodenominada “Figurinista de Brechó”, é uma profissional do mundo audiovisual impulsionada por sua paixão pela comunicação e expressão através da moda. Com experiência em dois filmes, incluindo “Metáforas”, onde desempenhou papéis como Diretora de Arte, Figurinista e Programadora Visual, e “Entardecer”, onde contribuiu como Figurinista e Assistente de Direção de Arte, ela demonstra sua capacidade de criar narrativas visuais envolventes.

Naionminy vê a moda não apenas como uma expressão estética, mas também como um instrumento político. Sua abordagem singular combina sua paixão pela moda com uma perspectiva social e política, tornando-a uma profissional versátil e comprometida. Além de suas habilidades como figurinista, ela também se destaca como Social Media e Assistente de Comunicação, evidenciando sua habilidade em se comunicar eficazmente em várias plataformas.

Atualmente, Naionminy está dedicada a ampliar seus conhecimentos como estudante de Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense, onde busca explorar ainda mais as interseções entre moda, comunicação e audiovisual. Sua jornada exemplifica seu compromisso em utilizar a moda como uma forma de expressão artística e como meio de promover mudanças sociais significativas, destacando-se em seu papel como comunicadora visual.

Isabel Rodrigues

Meu nome é Isabel Rodrigues, tenho 27 anos e sou moradora da Baixada Fluminense. Sou licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no polo da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Fui educadora popular em um programa de complemento escolar para crianças do Morro do Sapo, no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias.

Participei de projetos de pesquisa e extensão, incluindo a “Central de Produção Multimídia Kaxinawá” e a iniciação à docência no “Canal Laborav: Televisão, Educação e Periferia”, onde produziu conteúdo audiovisual para a comunidade acadêmica e não acadêmica. Atualmente, sou analista de projetos na instituição Cinema Nosso.

Ariadne Nascimento

MBA em Planejamento e Finanças formada em 06/2024 pela UERJ, graduada em Ciências Contábeis em 08/2011 pela UGF, com experiência há mais de 25 anos na área administrativa/financeira em vários setores.

Ruan Shimoide

Nascido em 1997 e criado em Niterói – RJ, desde os 18 anos atua no mercado de trabalho nas funções de vendedor, cozinheiro, garçom, atendente de telemarketing, jogador profissional de League of Legends e posteriormente direcionei meus estudos e esforços para a área de publicidade e comunicação onde ainda estou no processo de graduação e também onde atuei como Designer gráfico em uma agência de marketing a partir de 2022. Tenho bastante afinidade com a cultura digital e o mundo da tecnologia bem como trabalho e mantenho projetos pessoais inseridos neste nicho.

Tiana Santos

Nordestina, travesti, vivendo há quatro anos no Rio de Janeiro, trabalhou um período como social mídia, apaixonada pela fotografia, procurou se especializar mais na área e se encontrou no mundo do audiovisual. Hoje colhe os frutos dessa paixão.

Jéssica Silva

Cineasta e educadora por formação, acredita que a arte e a educação são caminhos para a transformação do nosso mundo e construção de novos. Possui trajetória nas instituições Unirio, Firjan, ANCINE e UFF. Também atuou em produções audiovisuais e cinematográficas nas áreas de direção de arte, produção e produção executiva. Sempre em busca de novos jeitos de contar histórias!