O Cinema Nosso convida você para a mostra final do Projeto Empoderamento e Cinema Jovens Negras no Audiovisual que irá ocorrer em duas sessões no dia 26 de setembro, a primeira sessão terá inicio às 10h e a segunda sessão a às 14h.
Na primeira sessão iremos ter um Bate-papo com os Patrocinadores e com as educadoras e ao final iremos exibir os filmes da turma de ficção:
Divina
Direção: Flaviane Damasceno
Máscara
Direção: Jamile Adriana
Obsessiva
Direção: Moara Abbayomi e Julliana Cortes
Presa
Direção: Carol Souza
Ocio do Capitalismo
Direção: Julliana Cortes
Exilio
Direção: Bruna Morelli e Carol Maciel
Paciência
Direção: Jéssica Moraes
Acesse a sessão em: https://youtu.be/8PJnGQpkx9c
Na segunda sessão iremos ter o Gameplay do jogo analógico NIA – A Jornada de uma jovem negra e também iremos fazer a exibição dos filmes da turma de documentário:
Desenvolvedoras do game NIA: A Jornada de uma Jovem Negra
Clara Santos, Bia Thimoteo, Kelen Karoline da Silva, Kássia Kellem, Marcella Pizzolato e Maria Catarina Silva
Filmes de Documentário:
Expresso Cidade do Amparo
Direção: Carla Atanazio
Tá Tudo Bem
Direção: Suelen Gom
Insulado
Direção: Gabrielly Ferraz
Caça Palavras
Direção: Layane dos Santos e Beatriz da Conceição
Estou Me Ouvindo
Direção: Isabel Rodrigues
Prato Feito
Direção: Lais Fontes
Catarse
Direção: Raquel Isis Ferreira
intimidade
Direção: Vitória Régia da Silva
Vêronica – a raiz da Liberdade
Direção: Evelyn Lee
acesse a sessão em: https://youtu.be/Q2AyInkAyQg
O projeto Empoderamento e Cinema – jovens Negras do audiovisual teve início em novembro de 2019 com um módulo introdutório em narrativas e linguagens audiovisuais e precisou ser adaptado para o formato online a partir da Pandemia do Covid-19. Durante a formação em games, as alunas que nunca tiveram contato com ferramentas de gamificação, aprenderam sobre game design, roteiro, programação… No decorrer do curso, as alunas desenvolveram competências e habilidades para profissões em tecnologia com base nos critérios de Habilidades do Século XXI e no movimento Steam, que foca na metodologia da formação em artes, ciências e matemática buscando a solução de problemas.
O curso, conforme citado acima, faz parte da primeira turma do projeto Empoderamento e Cinema – Jovens Negras no Audiovisual. Tal projeto tem como objetivo promover o acesso democrático à formação, produção e empreendedorismo audiovisual à jovens negras moradoras do Rio de Janeiro.
Durante o programa também estão incluídas workshops, atividades complementares que tem o objetivo de conectar as alunas com profissionais já consolidados no mercado.
O primeiro ano do projeto teve patrocínio da Amil, através da Lei do ISS, via Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
#cinemanosso #empoderamentoecinema #amil #lapacine #narrativaspretas #leiiss #secretariadecultura #cineclube #curtametragem #empoderamento #jovensnegrasnoaudiovisual #documentário #ficção #mulheresnegras #mulhernocinema #mulheresnotaveis #impactosocial #mulheresnegrasnoaudiovisual #mulheresnegrasnosgames #ODS5