fbpx

O encontro anual das Mulheres Por La Cultura, há 9 anos, é marcado por encontros que são transformadores, regados de muito conhecimento e ornamentado de colaboratividade que ao longo de sua história tem o destaque da convivência, do afeto, da aprendizagem, do reconhecimento e da escuta. Do respeito à diversidade de perspectivas socioculturais e a oportunidade da partilha em prol do desenvolvimento cultural.

Nesta edição, o desafio é de permanecer e reinventar apesar do distanciamento social. Será um encontro sem abraços, sem deslocamentos/passeios turísticos, sem acolhimento físico por um lado. Mas que faz todas as casas uma casa de hospedagem, a “viagem” curta, mas que ultrapassa fronteiras e a possibilidade de ampliar essa rede para o alcance de incontáveis mulheres conectadas pela cultura na América Latina e porque não de outros territórios?

Organizado pela rede Mujeres por la Cultura e nesta edição em especial, com a direção da equipe do Pontão Arroios – Cinema Nosso, sob orientação da gestora Mércia Brito. O tema Comunicação, Tecnologia e Cultura norteia a programação especialmente planejada com o objetivo de dar continuidade ao crescimento desta rede.

O 9° Encontro Internacional MULHERES X LA CULTURA, será um espaço de reflexão e trocas de experiências do cotidiano de mulheres artistas e gestores culturais, onde o debate construtivo a respeito dos desafios atuais da sociedade delineiam o nosso percurso e instigam a continuidade do nosso pensar e agir em prol de transformações para o aqui e o agora, e para o que virá. Este “agora” controverso e este “virá” tão incerto, palavras que revestem o presente e o futuro de forma ainda mais latente. A pandemia global que persiste por mais um ano enfatizou aspectos essenciais e mostrou novos modelos de conviver e comunicar apesar do distanciar e confinar.

Diferente das edições anteriores, esta será 100% online constituída por círculos de conversas, um domingo performático e as oficinas temáticas que se mantêm de forma atrativa e criativa. O enfoque de gênero permanece norteando as temáticas, queremos pensar e construir a cultura dentro dos desafios que estamos vivendo como sociedade, extraindo o que há de melhor das inovações, das novas tecnologias que agregam e fazem parte do desenvolvimento cultural que não para.

O público-alvo são mulheres gestores culturais, pesquisadores, coordenadores de pontos de cultura, artistas e todes que se identificam com o tema e propósito deste evento. O evento será dividido em dois momentos, com uma programação que contempla círculos de conversa e laboratórios. As inscrições pode ser realizadas através do link https://forms.gle/Hr3RTVkND5JPtftJA

O ENCONTRO:

Sábado (Manhã) 27/03 – Círculo de La Palabra

Círculo 1 – Mulheres em território e sociedade
Horário: 10h às 11h20
Tema: Cultura viva, infâncias, afrodescendentes, interculturalidade, migrações, bem-estar e redes.

Círculo 2 – Mulheres pensando e ensinando
Horário: 11h20 às 12h40
Tema: Universidade, organização e gênero

Sábado (Tarde) 27/03 – Círculo de La Palabra

Círculo 3 – Mulheres empreendendo e inovando
Horário: 15h30 às 16h50
Tema: Inovação, desenvolvimento e tecnologia

Círculo 4 – Mulheres criando
Horário: 16h50 às 18h10
Tema: Artes visuais, ativismo, audiovisual e arte pública

Círculo 5 – Mulheres ativas
Horário: 18h10 às 19h30
Tema: Artes cênicas, música, dança e hip hop

Círculo 6 – Mulheres na gestão e na política
Horário: 19h30 às 20h50
Tema: Gestão, políticas, espaços, patrimônio e comunicação

Domingo 28/03 –  Ciclo de La Luna
Horário: das 16h às 21h

LABORATÓRIOS E OFICINA:

Lab 1 – Home office: Gestão do Tempo e Produtividade com Thainá Monteiro

Data: de 22 a 20 de março de 2021
Carga horária: 2h
Dias e horários: atividade assíncrona

Lab 2 – Narrativas, produção e publicação de Podcast com Paloma Santos
Carga horária: 8h
Dias e horários: de 29/03 a 01/04, das 17h às 19h (encontros síncronos)

Lab 3 – Ativismo e Criação de Filtros para instagram com Bel Scalazzari
Carga horária: 8h
Dias e horários: 29, 31/03 e 02, 06/04, das 14h às 16h (encontros síncronos)

Lab 4 – Direitos Humanos e Tecnologia: construindo práticas de cuidado e segurança interseccionais com Ana Luiza Queiroz e Amanda Azevedo
Carga horária: 8h
Dias e horários: 01,05,08 e 12/04, das 17h às 19h (encontros síncronos)

Lab 5 – Formação para educadores “Fotografar é contar uma história” com Winston Sacramento
Carga horária: 12h
Dias e horários: 05, 07 e 09/04, das 18h às 20h (encontros síncronos e assíncronos)