fbpx

Cinema Nosso forma a primeira turma de desenvolvimento de games composta somente por mulheres negras

Turma lança o jogo educativo  NIA: a jornada de uma jovem negra”

 

O Cinema Nosso é uma organização sociocultural com o foco na formação audiovisual e produção de narrativas com projetos voltados para os recortes de infância, juventude e gênero e raça. Nesta última linha de ação, o CN tem um programa de formação audiovisual somente para jovens negras com idade entre 18 e 29 anos, com o objetivo de Promover o acesso democrático à produção, formação e empreendedorismo audiovisual à jovens negras moradoras da cidade do Rio de Janeiro.

A formação é composta por uma turma de documentário, ficção e desenvolvimento de jogos. Esta última inovadora, pois dados mostram uma lacuna no mercado de jogos com relação ao espaço da mulher negra.  De acordo com os dados de um levanto do ministério da cultura menos de 10% dos funcionários de empresas de jogos são negros, mulheres são um pequena parte disso. No âmbito internacional não é diferente, a média de desenvolvedoras nas empresas internacionais de jogos é de 14%, menos de 4% são negros, de acordo com o levantamento da Next Gen Skills Academy.

O projeto teve início em setembro de 2019 com um módulo introdutório em narrativas e linguagens audiovisuais e precisou ser adaptado para o formato online a partir da Pandemia do Covid-19. Durante a formação em games, as alunas que nunca tiveram contato com ferramentas de gamificação, aprenderam sobre xxxx  game design, roteiro, programação… No decorrer do curso, as alunas desenvolveram competências e habilidades para profissões em tecnologia com base nos critérios de Habilidades do Século XXI e no movimento Steam, que foca na metodologia da formação em artes, ciências e matemática buscando a solução de problemas. 

Neste mês de setembro, a turma finaliza o processo de formação, com o desenvolvimento do jogo “NIA: a jornada de uma jovem negra”. Trata-se de um jogo de cartas colaborativo com mecânica adicional de criação de tabuleiro e estratégia que tem como tema central a Jornada da heroína negra.

Tem como conceito falar sobre a luta antirracista de forma lúdica, além de valorizar a força da colaboração entre as pessoas e ensinar sobre culturas e a história afrobrasileira.

É um Jogo educativo analógico da história transmídia de “Nia: a jornada de uma jovem negra”. O jogo é sobre os desafios que Nia, 15 anos, garota periférica enfrenta desafios diariamente até chegar na sua escola. 

O objetivo do jogo é fazer com que Nia chegue em sua escola. Para isso os jogadores devem, de forma colaborativa, percorrer o caminho do tabuleiro até o final. A personagem Nia avança casas no tabuleiro de acordo com as respostas das perguntas contidas nas cartas do jogo. As cartas contém perguntas de verdadeiro ou falso e de múltipla escolha sobre personalidades negras brasileiras, subdivididas por diversos temas como, por exemplo, grandes invenções, literatura, música, etc.  

Por tratar-se de um jogo analógico, o mesmo se encontra em fase de busca de parcerias para a distribuição do mesmo. 

 

O curso, conforme citado acima, faz parte do primeira turma do projeto Empoderamento e Cinema – JOvens Negras no Audiovisual. Tal projeto tem como objetivo promover o acesso democrático à formação, produção e empreendedorismo audiovisual à jovens negras moradoras do Rio de Janeiro. 

 Durante o programa também estão incluídas workshops, atividades complementares que tem o objetivo de conectar as alunas com profissionais já consolidados no mercado.  

O primeiro ano do projeto tem  patrocínio Amil, através da Lei do ISS, via Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.